PR3 - Na Vereda do Pastor - Que empeno!
Olá a todos,
Mais uma vez trago uma crónica de um treino. Inicialmente pensei em não o fazer, mas depois do treino senti que devia partilhar este empeno com todos vós.
Como viram no Facebook (quem acompanha a página, quem não o faz pode fazer aqui) sabem que voltei a freita, mas desta vez na parte que pertence a Vale de Cambra e novamente com o João e também com um estreante no trail o Fábio que foi o fotógrafo oficial do treino 😁.
Depois de uma conversa com o João durante a semana decidimos que iríamos fazer o "PR3VLC - Na Vereda do Pastor", são apenas 10,8KM se decidirmos fazer o PR3 e 3.1 em conjunto com 840 D+ pouco não é? 😈
Publiquei na página do Facebook que iria fazer este percurso, e logo de seguida começaram a chegar recomendações, o Joel do Vale dos Duros (Pra malta do BTT eles estão a organizar no próximo dia 17 de Março O Vale dos Duros GPS 2018 e já abriram as inscrições), que foi o responsável pela marcação dos PR's de Vale de Cambra, que me aconselhou a levar comer e agasalho pois o percurso ia ser bastante demorado.
Depois de ter em conta todas as recomendações no sábado de manhã encontramo-nos no Arcádia para um cafézinho antes de arrancar, e lá seguimos em direção a aldeia da Lomba demoramos 30 minutos a chegar.
Antes de arrancarmos (mal sabiamos o que nos esperava)
Quando chegamos preparamos as coisas e arrancamos para fazer o 3.1, descemos pelas ruas apertadas da aldeia da lomba que nos levou até ao primeiro trilho em direção a aldeia abandonada das berlengas, bem no fundo do vale, pelo caminho temos um desvio de ida e volta que nos leva a aldeia das porqueiras e a sua fantástica cascata.
Cascata das Porqueiras
Quem participou no UTSF de 65K e 100K, passou neste trilho, que por sinal é fantástico e muito técnico e que nós percorremos até a Aldeia do Côvo a quase 1000m de altitude (neste momentos estávamos a 200m iríamos ganhar praticamente todo o D+ em pouco menos de 3KM). Fizemos o trilho das berlengas até a aldeia da Lomba (começou o nosso inferno) escadas atrás de escadas zonas que nem a correr nem a caminhar só a escalar.
Quando disse que era a escalar não estava a exagerar! Aqui já diziamos mal da nossa vida e íamos com pouco mais de 2KM
Lá chegamos ao final do 3.1, e aí continuava ascensão a aldeia do Côvo. Entramos num estradão que mais a frente nos iria levar a um trilho cada vez mais apertado e a cima do primeiro pico, onde paramos para comer o nosso "reforço".
Meus ricos cubos de marmelada caseira!
Logo de seguida fomos a serpentear na "crista" daquele monte em que as paisagens eram de cortar a respiração, assim como o trilho que nos esperava mais a frente, que nao devia de ter mais que 50cm de largura e ao nosso lado direito tinhamos uma encosta tão íngreme que mais parecia uma parede com 300 metros de altura!
Não há imagem que faça jus aquilo que descrevi! Só Visto!
Pra quem tiver vertigens não é muito aconselhado, lá seguimos e finalmente chegamos ao fim da subida pela estrada, tinhamos chegado 1H10 minutos depois da saída das berlengas imaginem!
Passamos pelo centro da aldeia do Côvo, que víamos desde praticamente o início da subida!
Á saída do Côvo em direção a Agualva
Aí começou a descida mais técnica que fiz até hoje (parecia que estava numa máquina de lavar, com a centrifugação ao máximo) até a aldeia da Agualva, sempre por single track's muito técnicos, até a aldeia. Chegamos a aldeia da Agualva só faltava a derradeira descida até a Lomba novamente, feita praticamente toda num single track encosta a baixo, quase sempre em corrida pois havia muita pedra solta, lá descemos até que avistamos a aldeia da Lomba novamente! Que sensação tão boa... tinha acabado o parte pernas agora era só 200 metros em estrada até ao carro!
Foto tirada momentos antes do ínicio da descida final
Este PR é sem dúvida o mais difícil e mais técnico que alguma vez fiz, não é atoa que ele pertence ao UTFS, ainda hoje admiro o pessoal que o consegue fazer depois de trazer tantos KM nas pernas e com a subida a "besta" já alguns KM antes. Uma coisa é certa a vista compensa todo o esforço que fazemos para lá chegar!
Aconselho vivamente a todos vós uma visita a este PR, além de ficarem a conhecer as 3 aldeias mais remotas de Vale de Cambra, ficam a conhecer a parte mais bonita da Serra da Freita!
Como nós somos uns privilegiados! Isto é mesmo "O Vale Mágico"
Vou deixar isto aqui para tirarem as vossas conclusões
Altimetria
Mapa do Percurso
PS: Este sábado vou voltar a fazer o PR15 como preparação para o Sicó, vamos ver como corre!
PS 2 : Em breve vai haver novidades acerca do desafio de 2018! Fiquem atentos!
Um abraço