Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Do Sofá ao Ultra

Olá o meu nome é Hugo Sousa, e o meu objectivo é um dia fazer um Ultra Trail de 100km, aqui farei crónicas das provas em que participo, treinos e alimentação. Aqui podes acompanhar esta aventura.

Olá o meu nome é Hugo Sousa, e o meu objectivo é um dia fazer um Ultra Trail de 100km, aqui farei crónicas das provas em que participo, treinos e alimentação. Aqui podes acompanhar esta aventura.

05.Jan.18

O ínicio

Olá a todos,

Hoje marca o ínicio de uma grande aventura à qual me propus a cerca de um mês e que vou explicar mais a frente.

Agora vou fazer uma pequena apresentação, o meu nome é Hugo Sousa e sou um amante da natureza e do desporto, tenho 23 anos e sou residente em Vale de Cambra, Aveiro. Para quem não conhece é a cidade que acolhe o Freita Skyrunning.

Como no passado pratiquei basquetebol e natação o "bichinho" do desporto ficou sempre em mim, mas como a vida muda e vão aparecendo novos desafios (como a ida para a universidade e outros projetos) a prática deportiva passou para um plano longínquo, passando a ser apenas umas "peladinhas" de vez enquando com os amigos(daí o nome "Do Sofá ao Ultra").

Com tudo isto começaram também a aparecer maus hábitos desde saídas a noite bem regadas ás famosas "tainadas" em que se comia tudo o que fazia engordar e ao mesmo tempo prejudicava a saúde.

Até um dia em que reparei que estava a ficar bastante pesado, atingindo assim os 105kg, com apenas 1,80m, decidi então que a minha vida tinha de mudar, comecei a perder muitos desses hábitos, descendo assim para os 90 kg em apenas 3 meses. Mas como a vida é feita de altos e baixos tive de tomar novas decisões, essas decisões fizeram com que eu voltasse a "ganhar" 10kg vontando assim aos 100kg. 

E é nesta altura que tudo começa, anos antes tinha praticado running (cheguei a fazer 3 São Silvestre Aveiro, Feira e Ovar), mas só o running...... não me convencia, eis que se fez luz na minha cabeça e me lembrei do Trail Running, pois Vale de Cambra é muito propicía a prática de desportos de montanha dada a sua geografia. Comecei por correr 6K numa zona de mato perto de minha casa, as sensações durante e após essa primeira experiência foram qualquer coisa de espétacular, mal tinha a noção que me tinha acabado de apaixonar pelo Trail Running.

Após vários treinos dentro da mesma distância decidi um dia exprimentar fazer um treino mais parecido com uma prova de trail, pedi conselhos a vários praticantes meus conhecidos  sobre que precursos exprimentar, decidi que seria o PR5VLC - Aldeias do Arestal, um percurso incrível, com cerca de 15K e 400D+ com um tempo de 2H10. 

Após este treino decidi que seria hora de me propôr a um verdadeiro desafio, após uma pesquisa de provas na zona decidi que seria o Ultra Trail Medieval em Santa Maria da Feira na distância de 15K que será este Domingo dia 8 de Janeiro.

Desde esse dia que me tenho preparado física e psicologicamente para este desafio, inscrevi-me num ginásio, e desde então tenho preparado esta prova com muito afinco.

Depois de esta explicação, vou agora passar a explicação do que será a aventura, o meu objetivo (ainda sem data marcada) é participar num Ultra de +/-100K. 

Criei este blog para a partilha de expriências de treino, provas e alimentação e a cima de tudo para ser aconselhado por todos vós.

A próxima crónica será publicada na próxima semana e será sobre a minha primeira experiência numa prova de Trail.

 

Um Abraço

 

 

 

logo.png

2 comentários

Comentar post