Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Do Sofá ao Ultra

Olá o meu nome é Hugo Sousa, e o meu objectivo é um dia fazer um Ultra Trail de 100km, aqui farei crónicas das provas em que participo, treinos e alimentação. Aqui podes acompanhar esta aventura.

Olá o meu nome é Hugo Sousa, e o meu objectivo é um dia fazer um Ultra Trail de 100km, aqui farei crónicas das provas em que participo, treinos e alimentação. Aqui podes acompanhar esta aventura.

10.Jun.18

HARD TRAIL MONTE DA PADELA BY COMPRESSPORT 2018

FB_IMG_1528109729764.jpg

 

Olá a todos, numa semana 2 post's? É verdade! Pois numa semana tive duas provas e aqui está mais uma crónica de uma prova que me surpreendeu bastante, o Hardtrail Monte da Padela by Compressport, a minha primeira prova de Sky running,  embora a curta distância deu-nos uma tareia incrível. A principal atração desta prova é a famosa subida da Lage Negra, embora esta prova é bem mais que essa subida acreditem! Aqui experimentei pela primeira vez as minhas novas sapatilhas as "La Sportiva Akyra,  adianto já que são qualquer coisa de incrível. (Querem review? deixem nos comentários!)

Sem mais demoras vamos ao que interessa, no passado domingo dia 3 de Junho Eu, o João, o Fábio, o Roni e a Márcia a única rapariga da equipa, deslocamo-nos a Barroselas numa viagem de aproximadamente 130KM que valeu bem a pena para participarmos num trail com uma organização incrível. Saí-mos as 7H de Vale de Cambra e chegámos a Barroselas por volta das 8H15, levantamos os dorsais (processo que não demorou 5 minutos) e fomo-nos equipar, eram 9H30 chegou a hora para o controlo 0 antes de entrarmos no autocarro que nos levaria a zona de partida, pois esta prova era em linha.

34345956_1947631145311946_4691307810082783232_n.jp

 Na caixa de Partida (foto do fábio)

Chegou ás 10H e foi dada a partida, 100 metros em estrada,  o primeiro quilómetro e meio sempre a subir, primeiro em estradão e logo de seguida num single track junto a uma "mini-levada" como a Márcia a apelidou, aqui seguíamos ainda praticamente todos juntos, pois o pelotão não teve tempo de dispersar e causou congestionamento no single track, mal entramos em estradão, foi praticamente cada um por si, o João e o Fábio "as motas" da nossa equipa arrancaram a todo gás, eu o Roni e a Márcia seguímos sempre juntos até ao final da primeira descida, como é normal nas provas de sky running quando é para subir é para subir a sério, e quando é para descer, é igualmente inclinado ou até pior. No final da primeira descida meti o pé direito num buraco escondido no meio da vegetação e fiz um ligeiro entorse, logo atrás de mim a Márcia faz o mesmo, aqui marcava a separação do grupo, o Roni segue sempre e eu após verificar que estaria tudo bem sigo, a Márcia fica para trás sem que me aperceba, sigo mais uma centenas de metros e reparo que ela não segue atrás de mim, como estava com algumas dores no pé parei a espera dela, para ver como é que ela estaria, entretanto volto a vê-la e vejo que estava bem e sigo.

FB_IMG_1528109345102.jpg

 

Segunda subida do dia, mais uma vez uma parede incrível, acho que nesta prova na maioria das subidas, a cada passo que dava acho que ganhava mais altura do que comprimento, no final desta segunda subida começamos a descer novamente até a base de uma nova subida que seria mais curta mas novamente inclinada, que culminava numa descida para um estradão que nos faria subir novamente até um single track que acabava numa estrada romana muito degradada, mas nem isso me impediu de descer de forma rápida, pois a confiança nas sapatilhas cada vez aumentava mais, e aqui ultrapassei uma série de atletas até chegar ao primeiro abastecimento, apenas enchi os flasks e comi pouco, pois o abastecimento seguinte estava logo a 1,5KM aproximadamente.

Depois deste abastecimento segui em direção a uma das subidas rainhas da prova que culminava com a famosa subida da Lage Negra, seguimos num trilho junto ao rio e nos levou sempre por trilhos fantásticos e técnicos, até ao abastecimento seguinte, a chegada deu para ver pela primeira vez a famosa subida da lage negra, acreditem que nenhuma foto faz jus ao verdadeiro tamanho da Lage é um abuso! Dias antes tinha ficado a saber que este trail é famoso por neste abastecimento ter bolas de berlim, e lá estavam elas, comi e entretanto na hora em que estava para arrancar, chegou a Márcia, trocamos algumas impressões e segui para a famosa subida, utilizei a corda apenas nos primeiros metros, depois subi sempre sem corda, ao chegar ao final da lage a subida ainda não tinha terminado, segui sempre num trilho que nos levou a uma descida alucinante, aproveitei aqui para ganhar algum tempo que tinha perdido nas subida anteriores, os trilhos que nos levavam a base da última subida eram muito bonitos e alguns a exigir um bocadinho mais do nosso equilíbrio pois eram algo técnicos.

1959854_1426533210926923_198678125_n.jpg

 Lage Negra (foto da net)

A última súbida ali estava, o famoso UP HILL 930 metros com 203 D+ esta subida era tão agressiva que havia prémios para os mais rápidos a completar, a subida era feita em 3 partes, para quem não conhecia (eu) enganava-nos pois do início apenas conseguia ver o final da primeira parte, pareceu-me pouco e desconfiei, ao chegar ao final desta primeira parte já via pessoas completamente de rastos, e ainda faltava tanto! ataquei a segunda parte da subida e já quase no final atrás de mim a Márcia que já me tinha alcançado, fizemos a parte final do UP HILL juntos, até ao último abastecimento, enchi os flasks comi alguma coisa e arrancamos sem perder muito tempo.

FB_IMG_1528060853939.jpg

 No ínicio do UP HILL (créditos na Foto)

Fiz esta parte inicial da descida acompanhado pela Márcia até que ela volta a torcer o pé e diz-me para seguir, continuei a minha descida rápida, até ao ultima estrada que nos levaria até a meta, a apenas 1 KM da meta encontro novamente o Roni, que vinha completamente desgastado e com cãimbras, segui-mos juntos até a meta, onde esperamos pela márcia que entretanto nos alcançou e Atravessamos a meta todos seguidos.

34419194_1947630941978633_5496576386665545728_n.jp

 Chegada a meta (foto do fábio)

Obrigado a associação Padela Natural pelo convite e os meus parabéns pela fantástica prova que organizaram, abastecimentos com tudo e mais alguma coisa, era tanto que nem sabia bem o que comer, durante o percurso vi dezenas e dezenas de voluntários, de todas as idades, que garantiam que nenhum atleta se perdia do percurso e acima de tudo a sua segurança, a medalha de finisher é muito bonita e por fim a fantástica t-shirt da compressport que além de bonita é muito confortável! Para o ano quem sabe se não voltarei!

34342524_1947630795311981_4666818954533011456_n.jp

 Finishers (foto do fábio)

 

Agora vemo-nos no dia 30 na FREITA!

 

Screenshot_2.png

 Percurso

Screenshot_1.png

 Altimetria

 

2 comentários

Comentar post